a cada volta aquela lâmina de luz e de esperança
no fim
o vislumbre do que seria o futuro
se a lâmina não fosse romba
se não fosse só a mim que fizesse sangrar
se o carrossel parasse no enfiamento daquela estrada
se o carrossel parasse e se tu entretanto não descesses a rua
se eu não descesse do carrossel demasiado tonta
as mãos
pega
josas do gelado que escorreu e secou
pega
josas do gelado que escorreu e secou
o sabor da infância nas minhas mãos sujas
a doçura
esfrega
da nas calças por ser incómoda
esfrega
da nas calças por ser incómoda
por ser pegajosa
por já não ser doçura pura
a vergonha de estender a minhas mãos sujas
de doçura pegajosa
(no ciclo comecei a aprender inglês com o livro de capa cor-de-laranja
um carrossel na capa
e a professora alice olga que me proibiu de estudar
comecei também a desenhar grandes círculos em cima dos is
em educação visual tentaram desenhar o meu retrato
e eu que não gostava do antónio miguel
porque era dos que dava apalpões
e eu que não gostava do antónio miguel
porque era dos que dava apalpões
cada dia levava um penteado diferente
para que não conseguisse roubar-me o contorno
para que não conseguisse roubar-me o contorno
o contorno dele era facílimo de desenhar
um grande círculo duas orelhas pequenas dois olhos muito juntos
o contorno dos rapazes é sempre mais fácil de desenhar
mais tarde pro
meteram
fotografar-me
meteram
fotografar-me
depois pro
meteram
desenhar-me
meteram
desenhar-me
depois pro
meteram
fotografar-me – ainda no tempo da película
meteram
fotografar-me – ainda no tempo da película
depois pro
meteram
fixar-me em polaroids e pro
meteram
desenhar-me
meteram
fixar-me em polaroids e pro
meteram
desenhar-me
depois pro
meteram
desenhar-me
--rapazes--
meteram
desenhar-me
--rapazes--
o meu contorno deve escorrer e secar
de cada vez que me atiram uma promessa destas
de cada vez que me atiram uma promessa destas
esfregam-me às calças
fico disforme e pegajosa
fico disforme e pegajosa
esfregam-me às calças para se livrar de mim)